quarta-feira, 16 de maio de 2012

Suportes teóricos e didáticos


Esta análise foi construída a partir de observações do livro didático: Linguagem Nova de Faraco e Moura, pela editora Ática, no ano de 2007. Partindo de informações contidas neste livro da oitava série do ensino fundamental, iniciou-se um breve exame substancial a fim de verificar se realmente seus princípios estão de acordo com as normas do Guia PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) séries finais do ensino fundamental.
A partir das observações realizadas, constatou-se que o livro acima citado cumpre com as exigências curriculares da oitava série, conforme as normas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A linguagem está intimamente ligada com o cotidiano do aluno, trazendo textos bastante diversificados. O projeto-gráfico editorial está de acordo com a metodologia de ensino, trazendo imagens coerentes, com organização clara, ligadas aos textos. As ilustrações permitem a reflexão do aluno sobre o que está sendo lido, levando-o a relacionar a escrita e a imagem.
O livro nos permite um trabalho bastante interativo entre o aluno e o material didático, isso se dá nas disposições dos textos, no tamanho das letras e dos desenhos, no espaçamento entre as linhas. As propostas de atividades permitem que o aluno reflita, analise, crie possibilidades, de modo a posicionar-se criticamente em relação ao trabalho, a sociedade, a vida.
Os textos principais são redigidos e impressos na cor preta, os títulos e subtítulos são perceptíveis de distinção fazendo uso de recursos gráficos que possibilitam o fácil reconhecimento e interação do aluno com o material didático.
Além da possibilidade de interação do aprendiz com o material, o livro trás também sugestões de aprimoramento para o professor. São dicas, sugestões de atividades extra classe, leituras complementares, além da indicação de sites, filmes, músicas, que podem enriquecer ainda mais o trabalho do professor. Ao final do livro, encontram-se os pressupostos teóricos-metodológicos, nos quais pode-se observar a proposta na qual o livro está fundamentado.
A apresentação da coleção, bem como as unidades textuais, os títulos e subtítulos permitem ao leitor interagir, relacionar a proposta com suas vivências e cotidiano. Também não é perceptível erros de impressão e revisão nas páginas que foram observadas.
A estrutura interna do livro é dividida da seguinte forma: expressão oral, expressão escrita, estudo do texto, só para ler, redação, gramática e divirta-se. Na primeira seção intitulada “Expressão oral”, o aluno é questionado através de imagens e frases reflexivas, em “Expressão escrita”, encontramos textos diversificados como narrativos, poemas, letras de música, anúncios publicitários.
Na sequência temos o “Estudo do texto” no qual o aluno irá responder questões diversificadas, procurando abordar tanto o que diz o texto, quanto como ele é estruturado. Na seção “Só para ler” encontramos textos para leituras complementares. Em “Redação”, o aluno terá a oportunidade de produzir uma grande variedade de textos e, para auxílio do aluno, o livro trás outros textos como exemplo, além de dicas e orientações. Na seção “Gramática”, o aluno compreenderá a organização de nossa língua, refletindo sobre conceitos gramaticais que serão trabalhados. Desta forma, o aluno poderá ler e escrever cada vez melhor e com mais facilidade. Ao final da unidade encontramos a seção “Divirta-se” que sempre conta com a presença de cartuns e figuras engraçadas.
Os temas abordados no livro variam de pluralidade cultural à exploração de identidades e relacionamentos, fazendo uso de linguagem clara, precisa e de fácil compreensão. O livro prioriza a ampliação de vocabulário, através de atividades que permitem ao aluno compreender diferentes significados de uma palavra, em suas diferentes culturas.
Assim, percebemos que o livro Linguagem Nova, é recomendável para o trabalho no ensino fundamental, uma vez que dá subsídios para o aluno compreender e escrever melhor, posicionando-se criticamente diante dos fatos e da sociedade na qual vive. Não se deve deixar de ressaltar que um bom livro didático possibilita um trabalho mais engajado com a realidade do aluno, enquanto que um livro convencional, sem atrativos torna o ensino da língua materna maçante e sem significação para o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário